| SEFAZ-RJ-2008 | |
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Autor | Mensagem |
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JIAValle moderador
Número de Mensagens : 18 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: SEFAZ-RJ-2008 Qui 06 Mar 2008, 12:38 | |
| Pessoal, coloquei no grupo a prova azul do 1º dia. Alguém saberia explicar-me a questão 03:
3. Em relação à estrutura do texto, é correto afirmar que: (A) o parágrafo iniciado por “Pode-se argumentar, a contrário, com três situações” (L.73) se desenvolve pela técnica de divisão. (B) o parágrafo iniciado por “A reflexão jurídica sobre o assunto” (L.29) pode prescindir da leitura do parágrafo anterior. (C) a conclusão do texto começa no parágrafo iniciado por “Portanto, a necessidade de as gerações atuais preservarem recursos” (L.117-118). (D) a introdução vai do primeiro parágrafo até “muito menos o futuro mais distante” (L.22). (E) o parágrafo iniciado por “Do mesmo modo que a ética ambientalista” (L.51) se desenvolve pela técnica conjugada de definição e apoio em argumento de autoridade | |
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xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
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xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: MINHA RESPOSTA Sex 07 Mar 2008, 23:31 | |
| 3. Em relação à estrutura do texto, é correto afirmar que: (A) o parágrafo iniciado por “Pode-se argumentar, a contrário, com três situações” (L.73) se desenvolve pela técnica de divisão. TALVEZ ESTEJA CERTA. (B) o parágrafo iniciado por “A reflexão jurídica sobre o assunto” (L.29) pode prescindir da leitura do parágrafo anterior.[u] Sob o meu ponto de vista, não pode PRESCINDIR pois não saberíamos do que se trata o texto, p entender um reflexão jurídica. ESTÁ NÃO É. (C) a conclusão do texto começa no parágrafo iniciado por “Portanto, a necessidade de as gerações atuais preservarem recursos” (L.117-118). NÃO, CREIO QUE A EXPRESSÃO PORTANTO É MERA COINCIDÊNCIA, A CONCLUSÃO ENTENDO Q COMEÇA NA LINHA 131 (D) a introdução vai do primeiro parágrafo até “muito menos o futuro mais distante” (L.22). TALVEZ (E) o parágrafo iniciado por “Do mesmo modo que a ética ambientalista” (L.51) se desenvolve pela técnica conjugada de definição e apoio em argumento de autoridade. LENDO O PÁRAGRAFO INICIADO NA LINHA 51 DÁ P VER Q NÃO HÁ DEFINIÇÃO NEM ARGUMENTO DE AUTORIDADE ALGUM, SEM CHANCE.
Idharles, tendo em vista a simplicidade da opção A, fico com a LETRA A. | |
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xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: SEFAZ-RJ-2008 Sex 07 Mar 2008, 23:40 | |
| [b]Idharles, Não resisti e fui consultar o gabarito. A RESPOSTA CORRETA É A LETRA D.
Veja bem fiquei na dúvida entre a letra A e a letra D. A letra D estava correta. Se vc ler o texto vai observar que realmente a introdução do texto corresponde ao trecho indicado, como também concordei numa primeira lida; só não entendi porque a letra A está incorreta. Vou levar ao professor Luiz Ricardo e ver se ele nos ajuda. Ok? Veja se aproveita os comentários, qualquer coisa é só falar. Uma coisa é certa, consegui eliminar 3 alternativas, com convicção... Se quiser saber o porquê, estamos aí. | |
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JIAValle moderador
Número de Mensagens : 18 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: SEFAZ-RJ-2008 Dom 16 Mar 2008, 15:52 | |
| Obrigado XLAINE, mas eu queria saber se existe e o que é a tal técnica da divisão na alternativa A e o que vem a ser o que foi dito na alternativa E.
Mais uma vez, obrigado.
JIAValle | |
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xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: SEFAZ-RJ-2008 Qua 19 Mar 2008, 10:37 | |
| Idharles, Como vc disse é o x da questão saber se essa tal técnica da divisão existe ou não? Se existe o que é exatamente. Não vou pesquisar no livro q tenho aqui p não me complicar, mas levarei essa pergunta ao professor de Português na sexta. ok ? QUANTO a letra E, significa dizer que o autor do texto utilizou a definição do conceito ou a citação de algum autor renomado no tema para reforçar a idéia que apresenta. Leia o trecho e verá! | |
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xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: SEFAZ-RJ-2008 Sex 28 Mar 2008, 21:33 | |
| (A) o parágrafo iniciado por “Pode-se argumentar, a contrário, com três situações” (L.73) se desenvolve pela técnica de divisão. TALVEZ ESTEJA CERTA.
[i]Caro, Idharles, [b]Como prometido, consultei o professor Luiz Ricardo hoje. Muito rapidamente ele me afirmou o seguinte: TÉCNICA DA DIVISÃO = Contraposição. No caso em pauta, foi utilizada a TÉCNICA DA ENUMERAÇÃO. Onde o autor enumerou vários (3) argumentos - SEM CONTRAPÔ-LOS. Espero que tenha sanado a sua dúvida.[b] | |
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JIAValle moderador
Número de Mensagens : 18 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: SEFAZ-RJ-2008 Sáb 29 Mar 2008, 06:32 | |
| Obrigado Xlaine!
Agora sim.
Técnica da Divisão = Contraposição.
Simples quando se sabe.
Obrigado mesmo.
JIAValle | |
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xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: SEFAZ-RJ-2008 Sáb 29 Mar 2008, 11:38 | |
| Idharles, Se vc reler o texto, vai observar que o autor enumerou razões que reforçavam a argumentação, utilizando a técnica da ENUMERAÇÃO. Quando utiliza da técnica da DIVISÃO ele contrapõem idéias. | |
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| Assunto: Re: SEFAZ-RJ-2008 | |
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