| | policia civil - RJ - 2008 / FGV | |
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oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 15:34 | |
| policia civil - RJ - 2008 FGV Boa sorte! | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 15:48 | |
| Texto I
Triste Europa
1. Um Estado pode prender e expulsar um menor desacompanhado só porque ele é estrangeiro e não possui os documentos que o próprio Estado não quis lhe conceder? E, na mesma situação, os idosos, as grávidas e os portadores de deficiência? E os que, no país de origem, foram vítimas de tortura, estupro ou outras formas graves de violência?
7. Pois a nova norma sobre “o regresso de nacionais de terceiros países em situação irregular”, recentemente aprovada pelo Parlamento Europeu, não apenas permite que um país o faça como estende uma tenebrosa concepção jurídica da imigração aos Estados-membros da União Européia.
13. Tanto essa diretiva como as leis de certos países que a inspiraram são incompatíveis com as Constituições nacionais dos Estados-membros. São ilegais em relação ao direito internacional dos direitos humanos, arduamente tecidos após a Segunda Guerra Mundial. E colidem com o próprio direito regional – especialmente a Carta dos Direitos Fundamentais da UE (Nice, 2000) e a Convenção Européia dos Direitos Humanos (Roma, 1950).
21. De ardilosa redação, a norma, a um só tempo, refere os direitos humanos e institucionaliza sua violação sistemática. Uma alínea assegura um direito, enquanto outra mais adiante o condiciona ou lhe rouba o sentido.
25. Sob o pretexto de organizar a expulsão, batizada de “afastamento”, o estrangeiro pode ser detido por até 18 meses. As condições de detenção e expulsão são inaceitáveis: em princípio, há espaços isolados denominados “centros de retenção” (os que já existem lembram campos de concentração). Porém, havendo um número “excepcionalmente elevado” de estrangeiros, estes podem ser mesclados aos presos comuns, e as famílias podem ser separadas.
34. Acompanha a expulsão uma “interdição de entrada” em todo o território coberto pela diretiva, que pode durar cinco anos ou até se prolongar indefinidamente. Num processo apto a resultar em tão graves conseqüências, o Estado pode considerar desnecessária a tradução dos documentos, desde que “se possa razoavelmente supor” que o estrangeiro os compreenda.
41. Ademais, as informações sobre as razões de fato da expulsão podem ser limitadas, para salvaguardar, entre outros, a segurança nacional.
44. Infelizmente, a comunidade internacional não exagerou ao apelidá-la de “Diretiva da Vergonha”. Ela constitui uma derrota mais grave do que o fracasso da Constituição Européia ou do Tratado de Lisboa, recentemente recusados por referendos populares.
49. Concluída a fusão dos mercados, em vez de rumar para a integração política e consolidar seu protagonismo na cena mundial, a Europa faz da integração um utensílio da exclusão. Claro está que Bruxelas não pode evitar a deriva à direita de certos Estados, mas tampouco necessita servir à regionalização da xenofobia.
55. Por outro lado, a diretiva complica ainda mais as já difíceis negociações inter-regionais com o Mercado Comum do Sul, Mercosul, cujos chefes de Estado se uniram para emitir um veemente protesto na recente Cúpula de Tucumán (Argentina).
59. Com efeito, além da ilegalidade, aqui há ingratidão. Os fluxos migratórios oriundos da Europa se espalharam por todos os continentes. Mais do que ninguém, os europeus sabem que não há emigração em massa sem fortes motivações, essencialmente de natureza socioeconômica.
64. Ora, as mazelas da imigração só podem ser resolvidas com a integração dos estrangeiros às sociedades, associada a uma enfática cooperação internacional, a fim de extrair da miséria e da desesperança a larga franja demográfica em que nascerá o futuro ser humano a expulsar.
69. Estima-se que possam ser expulsos da Europa 8 milhões de estrangeiros considerados em situação irregular, embora, em sua ampla maioria, não tenham praticado nenhum crime, trabalhem e recolham impostos.
73. Somando-se essa possibilidade à fresca barbárie do governo republicano dos EUA, o mundo desenvolvido desgasta aguda e paulatinamente sua autoridade moral para cobrar valores humanistas de outros governos.
77. Paradoxos da globalização: jamais a humanidade dispôs de tantas facilidades para se mover, mas nunca antes ela foi tão fortemente cerceada em sua liberdade.
80. A Europa crava tristes trópicos em si mesma. Estamos, ainda, distantes do fim do território nacional e do Estado como inospitaleiras construções do homem contra si mesmo. Razão a mais para acreditar que cabe ao Sul, e particularmente ao plural Brasil, a invenção de novos modelos, talvez menos opulentos, mas seguramente mais solidários, de convívio respeitoso entre os homens.
(Ricardo Seitenfus e Deisy Ventura. Folha de São Paulo, 24 de julho de 2008)[b] | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 15:52 | |
| 1 - Para compor suas idéias no texto I, os autores só não se valeram de: (A) apresentação de elementos de base estatística. (B) comparações. (C) questionamentos. (D) citações. (E) argumentos referendados por órgãos de credibilidade.
2 - A respeito do texto I, analise as afirmativas a seguir:
I. O texto aponta uma contradição entre a idéia de “união” da Europa e sua real política de exclusão.
II. O texto representa um desabafo em tom emotivo por parte dos autores.
III. O texto aponta para uma inferência dos Estados europeuscomo não-solidários.
Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.
3 - “As condições de detenção e expulsão são inaceitáveis: em princípio, há espaços isolados denominados ‘centros de retenção’ (os que já existem lembram campos de concentração).” (L.27-30)
No trecho acima, a função dos parênteses é:
(A) explicar a idéia anterior. (B) exemplificar o dito anteriormente. (C) especificar um elemento particular dentre os gerais. (D) apresentar uma idéia que se deseja manter como observação à parte. (E) ressalvar um dado dito anteriormente.
4 - Em inter-regionais (L.56), utilizou-se corretamente a regra do hífen diante de palavras que se iniciam com a letra r.
Assinale a alternativa em que isso não tenha ocorrido. (A) micro-região (B) sub-região (C) super-regional (D) intra-regional (E) pseudo-região
5 - Em inospitaleiras (L.82), ao se juntar o prefixo à palavrahospitaleiras, houve perda da letra h.
Assinale a alternativa em que a junção dos dois elementos se deu de forma incorreta, provocando erroneamente a perda da letra h.
(A) subumano (B) megaomenagem (C) socioistórico (D) multiabilidoso (E) panispânico
6 - “Porém, havendo um número ‘excepcionalmente elevado’ de estrangeiros, estes podem ser mesclados aos presos comuns, e as famílias podem ser separadas.” (L.30-33)
No trecho acima, seguindo as regras da boa discursividade, utilizou-se apropriadamente a vírgula antes da conjunção e.
Assinale a alternativa em que isso não tenha ocorrido.
(A) Eles se esforçaram muito, e acabaram sendo reprovados. (B) Eles chegaram à janela muito timidamente, espiaram com cuidado, e depois abriram um sorriso. (C) A turba gritava, e vociferava, e brandia ameaçadoramente. (D) Fiz, e faria tudo novamente. (E) Ele esperava, naquela tarde, a chegada do malote, e, depois, ela esperaria após anoitecer.
7 - Por ardilosa (L.21), só não se pode entender: (A) diligente. (B) ludibriosa. (C) enganadora. (D) capciosa. (E) falaz. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 15:54 | |
| 8 - “Ora, as mazelas da imigração só podem ser resolvidas com a integração dos estrangeiros às sociedades, associada a uma enfática cooperação internacional, a fim de extrair da miséria e da desesperança a larga franja demográfica em que nascerá o futuro ser humano a expulsar.” (L.64-68 )
No trecho acima, há:
(A) 7 artigos definidos e 3 ocorrências da preposição a. (B) 8 artigos definidos e 4 ocorrências da preposição a. (C) 9 artigos definidos e 4 ocorrências da preposição a. (D) 9 artigos definidos e 3 ocorrências da preposição a. (E) 8 artigos definidos e 2 ocorrências da preposição a.
9 - Em xenofobia (L.54), há a seguinte combinação de sentidos: estrangeiro + aversão.
Assinale a alternativa em que a explicação do sentido do elemento que antecede -fobia não tenha sido feita corretamente.
(A) pantofobia (pantera) (B) estasiofobia (permanecer de pé) (C) fotofobia (luz) (D) ictiofobia (peixe) (E) gamofobia (casamento)
10 - Assinale a alternativa em que o termo exerça função sintática idêntica à de uma “interdição de entrada” (L.34).
(A) sua violação sistemática (L.22) (B) a invenção de novos modelos (L.84) (C) um menor desacompanhado (L.1-2) (D) seu protagonismo (L.50) (E) espaços isolados (L.28 )
11 - “Somando-se essa possibilidade à fresca barbárie do governo republicano dos EUA, o mundo desenvolvido desgasta aguda e paulatinamente sua autoridade moral para cobrar valores humanistas de outros governos.” (L.73-76)
A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir:
I. O pronome essa tem valor anafórico. II. A palavra aguda classifica-se como advérbio. III. Há, no trecho, oito substantivos.
Assinale:
(A) se somente os itens I e III estiverem corretos. (B) se todos os itens estiverem corretos. (C) se nenhum item estiver correto. (D) se somente os itens II e III estiverem corretos. (E) se somente os itens I e II estiverem corretos.
12 - A forma verbal dispôs (L.77) foi grafada corretamente.
Assinale a alternativa em que se tenha indicado incorretamente uma forma do verbo dispor.
(A) dispordes (B) disporão (C) disponde (D) dispuserdes (E) dispôreis | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 15:56 | |
| 13 - “...o Estado pode considerar desnecessária a tradução dos documentos...” (L.37-38 )
No trecho acima, o termo destacado exerce função sintática de: (A) adjunto adnominal. (B) adjunto adverbial. (C) complemento nominal. (D) predicativo do objeto. (E) predicativo do sujeito.
14 - “Concluída a fusão dos mercados, em vez de rumar para a integração política e consolidar seu protagonismo na cena mundial, a Europa faz da integração um utensílio da exclusão. Claro está que Bruxelas não pode evitar a deriva à direita de certos Estados, mas tampouco necessita servir à regionalização da xenofobia.” (L.49-54)
A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir:
I. A expressão em vez de não poderia ser substituída, no trecho, por ao invés de.
II. Ocorre alteração gramatical ou semântica ao se substituir “Claro está” por “Está claro”.
III. Não ocorre alteração gramatical ou semântica ao se substituir “certos Estados” por “Estados certos”.
Assinale:
(A) se somente o item III estiver correto. (B) se somente o item I estiver correto. (C) se nenhum item estiver correto. (D) se todos os itens estiverem corretos. (E) se somente o item II estiver correto.
15 - Assinale a alternativa em que o termo tenha sido acentuado seguindo regra distinta dos demais.
(A) difíceis (L.55) (B) próprio (L.3) (C) Concluída (L.49) (D) conseqüências (L.37) (E) solidários (L.85)
16 - “Estima-se que possam ser expulsos da Europa 8 milhões de estrangeiros...” (L.69-70)
Assinale a alternativa em que se tenha mantido a concordância adequada à norma culta ao se reescrever o trecho acima.
(A) Estima-se que possa ser expulso da Europa dez por cento dos estrangeiros... (B) Estima-se que possam ser expulsos da Europa 1 milhão do grupo... (C) Estima-se que possam ser expulsos da Europa milhares de pessoas... (D) Estima-se que possa ser expulso da Europa três quartos dos estrangeiros... (E) Estima-se que possam ser expulsos da Europa 1,98% do grupo... | |
| | | oculto classe C
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| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 15:58 | |
| 17 - Observando-se as siglas do texto (UE, EUA, Mercosul), corretamente grafadas, é possível afirmar que, dentre as alternativas a seguir, há uma que não segue a regra moderna de grafia de siglas.
Assinale-a. (A) UFRJ (B) COFINS (C) PM (D) Uerj (E) PIS
18 - Assinale a alternativa em que a palavra indicada não seja formada pelo mesmo processo que as demais.
(A) ilegais (L.15) (B) desacompanhado (L.2) (C) incompatíveis (L.14) (D) demográfica (L.67) (E) inter-regionais (L.56)
19 - “...as mazelas da imigração só podem ser resolvidas com a integração dos estrangeiros às sociedades...” (L.64-65) Assinale a alternativa em que a transformação da estrutura acima tenha preservado o mesmo sentido e tenha se mantido de acordo com a norma culta.
(A) só se podem resolver as mazelas da imigração com a integração dos estrangeiros às sociedades
(B) as mazelas da imigração só pode se resolver pela integração dos estrangeiros às sociedades
(C) as mazelas da imigração pode ser resolvida só com a integração dos estrangeiros às sociedades
(D) podem-se resolver só as mazelas da imigração com a integração dos estrangeiros às sociedades
(E) pode-se resolver só as mazelas da imigração com a integração dos estrangeiros às sociedades
20 - “...há espaços isolados denominados ‘centros de retenção’...” (L.28-29)
Assinale a alternativa em que a transformação da estrutura não se manteve de acordo com a norma culta.
(A) existem espaços isolados denominados “centros de retenção” (B) deve haver espaços isolados denominados “centros de retenção” (C) podem existir espaços isolados denominados “centros de retenção” (D) houve espaços isolados denominados “centros de retenção” (E) há de existir espaços isolados denominados “centros de retenção” | |
| | | oculto classe C
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| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 16:09 | |
| Texto II Sonhos sonhos são[1]Negras nuvens Mordes meu ombro em plena turbulência Aeromoça nervosa pede calma Aliso teus seios e toco [5]Exaltado coração Então despes a luva para eu ler-te a mão E não tem linhas tua palma Sei que é sonho Incomodado estou, num corpo estranho [10]Com governantes da América Latina Notando meu olhar ardente Em longínqua direção Julgam todos que avisto alguma salvação Mas não, é a ti que vejo na colina [15]Qual esquina dobrei às cegas E caí no Cairo, ou Lima, ou Calcutá Que língua é essa em que despejo pragas E a muralha ecoa Em Lisboa [20]Faz algazarra a malta em meu castelo Pálidos economistas pedem calma Conduzo tua lisa mão Por uma escada espiral E no alto da torre exibo-te o varal [25]Onde balança ao léu minh’alma Em Macau, Maputo, Meca, Bogotá Que sonho é esse de que não se sai E em que se vai trocando as pernas E se cai e se levanta noutro sonho [30]Sei que é sonho Não porque da varanda atiro pérolas E a legião de famintos se engalfinha Não porque voa nosso jato Roçando catedrais [35]Mas porque na verdade não me queres mais Aliás, nunca na vida foste minha (Chico Buarque) | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 16:12 | |
| 21 - “E em que se vai trocando as pernas” (verso 28 ) A palavra se no verso acima destacado se classifica como: (A) partícula apassivadora. (B) parte integrante do verbo. (C) índice de indeterminação do sujeito. (D) pronome reflexivo. (E) conjunção.
22 - “Então despes a luva para eu ler-te a mão” (verso 6)
Assinale a alternativa em que, passando-se o primeiro verbo do verso acima para o imperativo e alterando-se a pessoa do discurso, manteve-se adequação à norma culta.
(A) Então dispais a luva para eu ler-vos a mão (B) Então despe a luva para eu ler-vos a mão (C) Então despi a luva para eu ler-vos a mão (D) Então despis a luva para eu ler-vos a mão (E) Então dispai a luva para eu ler-vos a mão
23 - Assinale a alternativa em que o termo, na canção de Chico Buarque, não exerça papel adjetivo.
(A) teus (verso 4) (B) Qual (verso 15) (C) nervosa (verso 3) (D) alguma (verso 13) (E) calma (verso 3)
24 - “Mas não, é a ti que vejo na colina” (verso 14)
Assinale a alternativa em que esteja corretamente classificada a palavra destacada nos versos acima.
(A) conjunção integrante (B) parte de expressão expletiva (C) pronome relativo (D) conjunção subordinativa (E) pronome indefinido
25 - No verso 15, às cegas recebe acento indicativo de crase por se tratar de expressão adverbial feminina.
Assinale a alternativa em que ocorra inadequação à norma culta no tocante à presença ou à falta do acento grave.
(A) A prova será aplicada das 9h às 11h. (B) Sempre me refiro à Ipanema da minha infância. (C) Quando os tripulantes do navio chegaram a terra, todos ficaram aliviados. (D) A secretaria funcionará de segunda à sexta. (E) Ele vive à custa da esposa.
26 - “Conduzo tua lisa mão / Por uma escada espiral / E no alto da torre exibo-te o varal / Onde balança ao léu minh’alma” (versos 22 a 25)
Tomando o trecho acima como um período composto, há:
(A) três orações, sendo duas subordinadas. (B) três orações, sendo uma subordinada. (C) quatro orações, sendo duas coordenadas. (D) quatro orações, sendo uma coordenada. (E) duas orações, sendo uma coordenada.
27 - Assinale a alternativa em que a troca de posição entre as palavras provoque forte mudança de sentido.
(A) “Negras nuvens” (verso 1) – nuvens negras (B) “Exaltado coração” (verso 5) – coração exaltado (C) “longínqua direção” (verso 12) – direção longínqua (D) “olhar ardente” (verso 11) – ardente olhar (E) “alguma salvação” (verso 13) – salvação alguma
28 - “Mas porque na verdade não me queres mais” (verso 35) No verso acima, utilizou-se a forma correta porque. Assinale a alternativa em que não se tenha utilizado corretamente uma das quatro formas do porquê.
(A) É necessário avaliar por quê, ontem, fomos derrotados. (B) Depois de entender por quê, prosseguiu. (C) Não sei por quê nem como. (D) Não entendemos as privações por que passamos. (E) Deve haver um porquê para nossa derrota. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 16:14 | |
| 29 - “E no alto da torre exibo-te o varal. Onde balança ao léu minh’alma” (versos 24 e 25)
A respeito dos versos acima, analise os itens a seguir:
I. O acento em léu se justifica como acento diferencial, para não se confundir com o verbo leu.
II. Em minh’alma, para indicar a supressão de uma letra, utilizou-se apóstrofo.
III. O pronome te exerce função de objeto indireto.
Assinale: (A) se nenhum item estiver correto. (B) se somente os itens I e III estiverem corretos. (C) se somente os itens I e II estiverem corretos. (D) se somente os itens II e III estiverem corretos. (E) se todos os itens estiverem corretos.
30 - Em “Mas porque na verdade não me queres mais” (verso 35), ocorreu caso de próclise em função da presença de palavra de valor negativo.
Assinale a alternativa que apresente caso de colocação pronominal em desacordo com a norma culta.
(A) Isso o deixa abatido. (B) Sem dúvida, desejar-se-iam dias melhores. (C) Nós nos colocáramos à disposição do grupo. (D) O importante é que o evento se deu de forma regular. (E) Haviam confirmado-me o horário da consulta.
31 - “Que sonho é esse de que não se sai” (verso 27) Assinale a alternativa em que se passou o verso acima corretamente para o discurso indireto:
(A) Ele perguntou que sonho era aquele de que não se saía. (B) Ele perguntou que sonho era este de que não se sai. (C) Ele perguntou que sonho é aquele de que não se sai. (D) Ele perguntou que sonho era esse de que não se saíra. (E) Ele perguntou que sonho foi aquele de que não se saiu.
Atenção! As questões de 32 a 40 não estão agrupadas em torno de textos.
32 - Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente. (A) privilégio – obcecado – malsucedido (B) infra-estrutura – contra-filé – empecilho (C) avaro – rúbrica – autocontrole (D) hesitar – analisar – paralizar (E) possui – ageitar – cãibra
33 - Assinale a alternativa em que não se tenha caso de regência verbal de acordo com a norma culta. (A) Ele preferia divertir-se a estudar. (B) Assistimos nosso irmão no acidente. (C) Eles esqueceram do livro. (D) Visarei às metas traçadas pela equipe. (E) No fim do mês, o patrão pagou ao empregado. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 16:15 | |
| 34 - Em relação à redação oficial, com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:
I. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
II. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica necessariamente, clareza e concisão.
III. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).
Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.
35 - Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:
I. Há somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: “atenciosamente” e “respeitosamente”.
II. Nas comunicações oficiais fica proibido o uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chaves do conteúdo.
Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 16:25 | |
| 36 - A respeito da tirinha acima, analise os itens a seguir: I. Um pressuposto para o alcance do humor da tirinha é conhecer a natureza da hiena. II. No segundo quadrinho, o demonstrativo é catafórico. III. O plural da palavra degrau, no segundo quadrinho, se faz da mesma forma que o de sarau. Assinale: (A) se somente os itens I e II estiverem corretos. (B) se todos os itens estiverem corretos. (C) se nenhum item estiver correto. (D) se somente os itens I e III estiverem corretos. (E) se somente os itens II e III estiverem corretos. 37 - A respeito do memorando, com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir: I. Tem caráter exclusivamente administrativo, devendo ser adotado como principal comunicação cotidiana pelo serviço público nessa esfera. II. O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna. III. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta. 38 - Assinale a alternativa correta quanto à grafia e à adequação vocabular. (A) Estudamos muito afim de sermos aprovados. (B) As idéias dela sempre vêm de encontro às minhas, ou seja, sempre concordamos um com o outro. (C) Naquela sessão da empresa, há funcionários pouco esforçados. (D) Somamos vultuosas quantias com o nosso esforço de poupar. (E) Ele é sempre tachado de ignorante. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: policia civil - RJ - 2008 / FGV Sex 07 Nov 2008, 16:28 | |
| 39 - A respeito dos elementos textuais da tirinha acima, analise os itens a seguir: I. A forma “vem” no quarto quadrinho não encontra respaldo na norma culta. II. No terceiro quadrinho, o personagem, ao empregar duas perguntas com negativas, tem a intenção de torná-las de caráter afirmativo. III. No último quadrinho, o emprego do verbo no passado permite inferir que o teste já fora realizado. Assinale: (A) se somente os itens I e II estiverem corretos. (B) se somente os itens II e III estiverem corretos. (C) se somente os itens I e III estiverem corretos. (D) se todos os itens estiverem corretos. (E) se nenhum item estiver correto. 40 - Assinale a alternativa em que o prefixo tenha valor semântico distinto dos demais. (A) anormal (B) apatia (C) apnéia (D) afasia (E) abotoar | |
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