| | TCU-2005/2006- ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO | |
| | Autor | Mensagem |
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oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: TCU-2005/2006- ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO Dom 02 Mar 2008, 12:34 | |
| DIREITO CONSTITUCIONAL - Tribunal de Contas da União - 2005/2006 7 Analista de Controle Externo - Prova 1 - Gabarito 1
13- Sobre poder constituinte, interpretação constitucional e emendas constitucionais, assinale a assertiva correta.
a) Para o positivismo jurídico, o poder constituinte originário tem natureza jurídica, sendo um poder de direito, uma vez que traz em si o gérmen da ordem jurídica. b) Segundo a doutrina majoritária, no caso brasileiro, não há vedação à alteração do processo legislativo das emendas constitucionais, pelo poder constituinte derivado, uma vez que a matéria não se enquadra entre as hipóteses que constituem as cláusulas pétreas estabelecidas pelo constituinte originário. c) Na aplicação do princípio da interpretação das leis em conformidade com a Constituição, o intérprete deve considerar, no ato de interpretação, o princípio da prevalência da constituição e o princípio da conservação das normas. d) Quando o intérprete, na resolução dos problemas jurídico-constitucionais, dá primazia aos critérios que favoreçam a integração política e social e o reforço da unidade política, pode-se afi rmar que, no trabalho hermenêutico, ele fez uso do princípio da conformidade funcional. e) A matéria constante de proposta de emenda à Constituição rejeitada só poderá ser objeto de uma nova proposta, na mesma legislatura, se tiver o apoiamento de três quintos dos membros de qualquer das Casas.
14- Sobre organização do Estado brasileiro, assinale a única opção correta.
a) Nos termos da Constituição Federal, a criação de novos municípios, que é feita por lei estadual, só poderá se realizar quando for publicada a lei complementar federal que disciplinar o período dentro do qual será autorizada essa criação. b) A competência da União de legislar privativamente sobre normas gerais de licitação e contratação pela Administração Pública impede que Estados e Municípios possam legislar sobre licitações e contratos públicos. c) O aproveitamento, pela União, dos potenciais hidroenergéticos localizados em cursos de água que integrem os bens estaduais, depende de expressa autorização do poder executivo estadual e far-se-á mediante compensação fi nanceira por essa exploração. d) O estabelecimento de uma política de educação para a segurança do trânsito é uma competência privativa da União. e) A exploração dos serviços locais de gás canalizado pode ser feita pelos Estados, desde que a União, mediante instrumento próprio, faça uma autorização, concessão ou permissão para a sua execução.
15- Sobre organização do Estado brasileiro, assinale a única opção correta.
a) A fixação dos subsídios do Governador e do Vice-Governador será feita por lei de iniciativa do Poder Executivo estadual, e terá como limite o subsídio do Ministro do STF. b) O subsídio dos vereadores será fi xado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observados os limites estabelecidos pela Constituição, defi nidos em razão do número de habitantes. c) Reproduzindo o modelo federal, de forma expressa, a Constituição Federal estabelece, para Estados e Municípios, a obrigatoriedade de manutenção, no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo, de um sistema de controle interno. d) Na composição dos Tribunais de Contas dos Estados, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal, caberá ao Governador a indicação de dois Conselheiros, sendo uma das vagas ocupada, alternadamente, por integrante da carreira de auditor e por integrante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas. e) O parecer prévio sobre as contas prestadas pelo prefeito, elaborado pelo órgão auxiliar da Câmara Municipal, é meramente indicativo, podendo ser rejeitado pelos vereadores, por decisão tomada pela maioria simples, presentes à deliberação a maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal.
16- Sobre ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade e intervenção federal, assinale a assertiva correta.
a) Nas ações diretas de inconstitucionalidade, o autor deverá demonstrar a repercussão geral da questão discutida no caso, a fi m de que o Tribunal examine a admissão da ação. b) A legitimidade ativa do Governador do Distrito Federal, para propor ação direta de inconstitucionalidade, não sofre restrições quanto à pertinência temática, sendo esse requisito exigido quando da verifi cação da legitimidade ativa da entidade de classe de âmbito nacional. c) A possibilidade de partido político apresentar ação declaratória de constitucionalidade está condicionada a que este partido político tenha representação no Congresso Nacional e que essa representação se mantenha ao longo de todo o processo da ação, no âmbito do Supremo Tribunal Federal. d) A decretação de intervenção da União nos Estados, em razão de recusa à execução de lei federal, dependerá de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação proposta pelo Procurador-Geral da República. e) A decretação da intervenção da União nos Estados, em razão de recusa de execução de decisão judicial, só pode ocorrer após solicitação do Presidente do Tribunal de Justiça Estadual ao Presidente da República. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: TCU-2005/2006- ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO Dom 02 Mar 2008, 12:35 | |
| 17- Sobre Poder Legislativo, assinale a única opção correta.
a) A possibilidade de convocação de Ministro de Estado para prestar informações sobre assunto previamente determinado, sob pena de crime de responsabilidade em caso de ausência não justifi cada, é privativa de Comissão Parlamentar de Inquérito, que possui poderes de investigação de autoridades judiciais. b) O julgamento do Procurador-Geral da República, pelo Senado Federal, por crime de responsabilidade, por ter essa autoridade status de Ministro de Estado, depende de autorização prévia pela Câmara dos Deputados e do crime ser conexo com o do Presidente ou Vice-Presidente da República. c) A sustação, perante o Supremo Tribunal Federal, de processo contra Deputado Federal por prática de crime, depende de aprovação pelo Congresso Nacional do pedido de sustação feito por partido político e de ter sido o crime praticado depois da diplomação para a legislatura em curso. d) A sanção tácita de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional decorre da omissão de manifestação do Presidente da República, após transcorrido o prazo de quinze dias corridos, contados da data de recebimento da proposição para a deliberação executiva. e) Desde que não se refi ra a contrato administrativo, o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá sustar a execução de ato impugnado, se o órgão, no prazo assinado pelo TCU, não adotar as providências necessárias para a correção de ilegalidades identifi cadas.
18- Sobre medidas provisórias, assinale a única opção correta.
a) Aumentada a alíquota do imposto de renda, por medida provisória, em 1o de dezembro de 2005, a nova alíquota poderá ser cobrada a partir de 1o de janeiro de 2006, independentemente da conversão da medida provisória em lei no ano de 2005, uma vez que a esse imposto não se aplica o princípio da anterioridade nonagesimal. b) Se o Congresso Nacional aprovar uma medida provisória sem alteração do seu texto original, ela será convertida em projeto de lei a ser enviado à sanção do Presidente da República, que, após a sanção, promulgará e publicará a lei. c) Uma medida provisória que tenha perdido sua efi cácia não poderá ser reeditada na mesma sessão legislativa, salvo se a perda de efi cácia se der por decurso de prazo, não tendo havido rejeição expressa do seu texto pelo Congresso Nacional. d) Mesmo após fi ndo o prazo de cento e vinte dias, contado da sua edição, uma medida provisória conserva integralmente a sua vigência se, nesse período de cento e vinte dias, tiver sido aprovado, pelo Congresso Nacional, um projeto de lei de conversão e esse projeto esteja aguardando sanção presidencial. e) A Constituição Federal autoriza a utilização de medidas provisórias para a abertura de créditos adicionais destinados a reforço de dotação orçamentária.
19- Sobre Poder Judiciário, assinale a única opção correta.
a) Cabe ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente o habeas corpus quando a autoridade coatora for Ministro de Estado. b) Súmula sobre matéria constitucional, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal por quorum qualifi cado, terá efeito vinculante e, nos termos constitucionais, só poderá ser revista ou cancelada em razão de provocação de membro do próprio Tribunal. c) Caberá ao Supremo Tribunal Federal a concessão de exequatur às cartas rogatórias. d) É de competência da Justiça do Trabalho, em razão de emenda constitucional, processar e julgar as ações oriundas da relação de trabalho entre o Poder Público e os servidores que estejam a ele vinculados por típica relação de caráter jurídico-administrativo. e) Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo.
20- Sobre Poder Executivo, Sistema Tributário Nacional e fi nanças públicas, assinale a única opção correta.
a) O Presidente da República pode criar, por decreto, órgão público, desde que essa criação não implique aumento de despesa. b) Pertence ao município um percentual do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. c) O ICMS incidirá nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita. d) As disponibilidades de caixa da União serão depositadas em instituições fi nanceiras ofi ciais, ressalvados os casos previstos em lei. e) Os recursos previstos no projeto de lei orçamentária aprovado no Congresso Nacional que fi carem sem despesas correspondentes em razão de veto, poderão ser utilizados, mediante créditos especiais, dispensada a autorização legislativa específi ca quando as despesas se enquadrarem dentro das metas e prioridades da administração pública previstas no plano plurianual. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: TCU-2005/2006- ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO Dom 02 Mar 2008, 12:35 | |
| 21- Sobre Administração Pública, Ministério Público e funções essenciais à justiça, assinale a única opção correta. a) Para fi ns de limite remuneratório dos servidores públicos federais, decorrente da aplicação do teto estabelecido pelo subsídio do Ministro do Supremo Tribunal Federal, são computados os pagamentos de qualquer espécie remuneratória, inclusive as parcelas referentes a vantagens pessoais nominalmente identifi cadas e as de caráter indenizatório. b) A Constituição Federal veda a percepção simultânea de proventos de aposentadoria, decorrentes do regime de previdência do servidor público, com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados apenas os cargos acumuláveis na forma desta Constituição e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração. c) A Constituição autoriza o Poder Executivo a, unilateralmente, ajustar a proposta orçamentária do Ministério Público Federal, se ela for encaminhada em desacordo com os limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias. d) A vedação aos membros do Ministério Público de exercerem atividade político-partidária admite exceções previstas em lei. e) As Defensorias Públicas Estaduais, embora possuam autonomia funcional e administrativa, não têm a iniciativa de sua proposta orçamentária, a qual permanece sendo de competência do Poder Executivo estadual. 22- Sobre princípios constitucionais da seguridade social, a ordem econômica e fi nanceira e os direitos e garantias fundamentais, assinale a única opção correta. a) A gestão tripartite da seguridade social – trabalhadores, empregadores e Governo – é um dos princípios constitucionais que orientam a organização da seguridade social. b) A concessão ou permissão, feita pelo Poder Público a pessoa física ou jurídica, para prestação de serviços públicos, regra geral será precedida de licitação, podendo esta ser dispensada nas hipóteses previstas de forma expressa no texto constitucional. c) A Constituição Federal veda, por razões de segurança nacional, que o transporte de produtos sensíveis na cabotagem seja feito por embarcações estrangeiras. d) Nos termos da Constituição, os tratados e as convenções internacionais quando aprovados por três quintos dos votos dos respectivos membros de cada Casa serão equivalentes às emendas constitucionais. e) Regra geral, o instituto da inelegibilidade refl exa aplica-se aos parentes consanguíneos ou por adoção, até segundo grau, de quem tiver substituído o Presidente da República dentro dos seis meses anteriores à eleição. GABARITO 12 - A 13 - C 14 - A 15 - B 16 - D 17 - E - ANULADA 18 - D 19 - E 20 - B 21 - C 22 - E - Citação :
- TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Instituto Serzedello Corrêa EDITAL N° 03/ACE-CE, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2006 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO - ACE O Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, em cumprimento ao disposto no subitem 9.4 do Edital Nº 01/ACE-CE, de 21 de novembro de 2005, publicado no DOU de 23/11/2005, e em acolhimento aos pronunciamentos da Banca Examinadora emitidos em razão dos recursos apresentados quanto às questões das provas objetivas do concurso público para o cargo de Analista de Controle Externo - Área Controle Externo, aplicadas nos dias 21 e 22/01/2006, torna públicas as seguintes decisões:
I - ANULAR as questões abaixo relacionadas e atribuir os pontos a elas correspondentes a todos os candidatos presentes às provas, independentemente de terem ou não os mesmos recorrido:
a) Na Prova Objetiva 1 - em todos os gabaritos: as questões nºs 09 e 11 da disciplina Língua Portuguesa; nº 17 da disciplina Direito Constitucional; nº 24 da disciplina Direito Administrativo e nºs 43 e 44 da disciplina Direito Processual Civil;
b) Na Prova Objetiva 2 - em todos os gabaritos: a questão nº 06 da disciplina Administração Financeira e Orçamentária; nºs 16 e 17, da disciplina Contabilidade e Auditoria e nº 40 da disciplina Controle Externo da Gestão Pública;
II - ALTERAR as respostas das questões a seguir indicadas, em seus respectivos gabaritos:
a) Na Prova Objetiva 1: na questão nº 25, da disciplina Direito Administrativo, da letra E para a letra C (Gab. 1); da letra C para a letra E (Gab. 2); da letra A para a letra C (Gab. 3); da letra D para a letra C (Gab. 4);
b) Na Prova Objetiva 2: na questão nº 24, da disciplina Contabilidade e Auditoria, da letra B para a letra E (Gab. 1); da letra D para a letra B (Gab. 2); da letra A para a letra B (Gab. 3); da letra E para a letra B (Gab. 4); ...
Última edição por oculto em Dom 16 Mar 2008, 10:31, editado 1 vez(es) | |
| | | xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: TCU-2005/2006- ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO Sex 07 Mar 2008, 09:19 | |
| Podemos discutir as alternativas, por que estão certas ou erradas? | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: TCU-2005/2006- ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO Sáb 05 Abr 2008, 16:51 | |
| Sim, nós podemos. Só que esta prova está chata. Tentei resolver a primeira e já tive dúvida. Vamos lá. - Citação :
- 13- Sobre poder constituinte, interpretação constitucional e emendas constitucionais, assinale a assertiva correta.
a) Para o positivismo jurídico, o poder constituinte originário tem natureza jurídica, sendo um poder de direito, uma vez que traz em si o gérmen da ordem jurídica.
b) Segundo a doutrina majoritária, no caso brasileiro, não há vedação à alteração do processo legislativo das emendas constitucionais, pelo poder constituinte derivado, uma vez que a matéria não se enquadra entre as hipóteses que constituem as cláusulas pétreas estabelecidas pelo constituinte originário.
c) Na aplicação do princípio da interpretação das leis em conformidade com a Constituição, o intérprete deve considerar, no ato de interpretação, o princípio da prevalência da constituição e o princípio da conservação das normas.
d) Quando o intérprete, na resolução dos problemas jurídico-constitucionais, dá primazia aos critérios que favoreçam a integração política e social e o reforço da unidade política, pode-se afi rmar que, no trabalho hermenêutico, ele fez uso do princípio da conformidade funcional.
e) A matéria constante de proposta de emenda à Constituição rejeitada só poderá ser objeto de uma nova proposta, na mesma legislatura, se tiver o apoiamento de três quintos dos membros de qualquer das Casas. a) essa eu não sei. Alguém sabe? b)Acho que é falsa. O processo legislativo de emendas constitucionais é cláusula pétrea e não pode ser alterado. Veja José Afonso da Silva: "Todavia, das quatro categorias de normas constitucionais que, segundo Nelson de Souza Sampaio, estariam implicitamente fora do alcance do poder de reforma, as três seguintes ainda nos parece que o estão, por razões lógicas, como sejam: 1 - as concernentes ao titular do poder constituinte 2- as referentes ao titular do poder reformador 3- as relativas ao processo da própria emenda, distinguindo-se quanto à natureza da reforma, para admiti-la quando se trata de tornar difícil seu processo, não a aceitando quando vise a atenuá-lo. c) também não arrisco um palpite. Alguém sabe? Mas quem quiser ler um pouquinho sobre interpretação das leis pode encontrar um bom material aqui Prof. Vicente Paulo - Ponto dos Concursos e aqui também com o Prof. Antonio Henrique Lindemberg Baltazar - Editora Ferreira d) não sei. Alguém poderia comentar? e) Acho que é falsa. Art.60, 5/CF - § 5º - A matéria constante de proposta de EMENDA rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. | |
| | | xlaine moderador
Número de Mensagens : 229 Data de inscrição : 28/02/2008
| Assunto: Re: TCU-2005/2006- ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO Seg 07 Abr 2008, 13:31 | |
| - oculto escreveu:
- Sim, nós podemos. Só que esta prova está chata. Tentei resolver a primeira e já tive dúvida. Vamos lá.
- Citação :
- 13- Sobre poder constituinte, interpretação constitucional e emendas constitucionais, assinale a assertiva correta.
a) Para o positivismo jurídico, o poder constituinte originário tem natureza jurídica, sendo um poder de direito, uma vez que traz em si o gérmen da ordem jurídica.
b) Segundo a doutrina majoritária, no caso brasileiro, não há vedação à alteração do processo legislativo das emendas constitucionais, pelo poder constituinte derivado, uma vez que a matéria não se enquadra entre as hipóteses que constituem as cláusulas pétreas estabelecidas pelo constituinte originário.
c) Na aplicação do princípio da interpretação das leis em conformidade com a Constituição, o intérprete deve considerar, no ato de interpretação, o princípio da prevalência da constituição e o princípio da conservação das normas.
d) Quando o intérprete, na resolução dos problemas jurídico-constitucionais, dá primazia aos critérios que favoreçam a integração política e social e o reforço da unidade política, pode-se afi rmar que, no trabalho hermenêutico, ele fez uso do princípio da conformidade funcional.
e) A matéria constante de proposta de emenda à Constituição rejeitada só poderá ser objeto de uma nova proposta, na mesma legislatura, se tiver o apoiamento de três quintos dos membros de qualquer das Casas. a) essa eu não sei. Alguém sabe? a)Errada. O poder constituinte originário, segundo Paulo Bonavides, é essencialmente político ou extrajurídico. Informações da Fernada.
b)Acho que é falsa. O processo legislativo de emendas constitucionais é cláusula pétrea e não pode ser alterado. Veja José Afonso da Silva:
"Todavia, das quatro categorias de normas constitucionais que, segundo Nelson de Souza Sampaio, estariam implicitamente fora do alcance do poder de reforma, as três seguintes ainda nos parece que o estão, por razões lógicas, como sejam: 1 - as concernentes ao titular do poder constituinte 2- as referentes ao titular do poder reformador 3- as relativas ao processo da própria emenda, distinguindo-se quanto à natureza da reforma, para admiti-la quando se trata de tornar difícil seu processo, não a aceitando quando vise a atenuá-lo. Errada. É uma limitação material implícita, pois não se pode fazer uma emenda constitucional visando a atenuar a maneira de alterar a CRFB, é a chamada dupla-revisão ou dupla-emenda. (fernanda)
c) também não arrisco um palpite. Alguém sabe? Mas quem quiser ler um pouquinho sobre interpretação das leis pode encontrar um bom material aqui Prof. Vicente Paulo - Ponto dos Concursos e aqui também com o Prof. Antonio Henrique Lindemberg Baltazar - Editora Ferreira
c) Correta. De acordo com Vicente Paulo, dentre as várias possibilidades de interpretação, deve-se escolher a que não seja contrária ao texto da Constituição, pois a regra é a validade da lei, e não a declaração de sua inconstitucionalida de. Seriam os princípios da prevalência da Constituição e da conservação das normas. Alexandre de Moraes pontua que a supremacia das normas constitucionais no ordenamento jurídico e a presunção de constitucionalidade das leis e atos normativos editados pelo poder público competente exigem que, na função hermenêutica de interpretação seja sempre concedida preferência ao sentido da norma que seja adequado à Constituição.(Fernanda
d) não sei. Alguém poderia comentar? d) Errada,pois o princípio da conformidade funcional eatabele a imperatividade do respeito à divisão de funções estabelecidads no texto consitucional, segundo Manoel Messias Peixinho. Os órgãos encarregados da interpretação da norma constitucional não poderão chegar a um posição que suverta, altere ou perturbe o esquema organizatório- funcional constitucionalmente estabelecido pelo legislador contituinte originário. (Alexandre de Moraes)
e) Acho que é falsa. Art.60, 5/CF - § 5º - A matéria constante de proposta de EMENDA rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. | |
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